São Francisco de Assis:

São Francisco de Assis:

Tudo bem? procure por aqui uma matéria expecífica no Blog.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O número 13


O número treze é o símbolo relacionado a sorte e azar mais conhecido, e que tem as opiniões mais divididas. Em quantos muitos o acham como um símbolo de azar outros tantos o tem como amuleto de sorte.

Por superstição, o número 13 é um número atribuído ao azar por muitas pessoas. Devido a essa tradição é costume em alguns países não haver andares com o número 13 nos prédios.

Em outras culturas o "treze" é considerado como azar, e são dados inúmeros exemplos para explicar isso. Se você tem o "13" como um símbolo de azar, toda vez que algo não favorável acontecer, você vai por a culpa nele, mas se acredita que lhe traz sorte, sempre que algo de bom lhe acontecer, ele irá se tornar seu "amuleto". Mas, isso existe?

Desta forma é mais fácil relacionarmos este símbolo como um número de sorte do que azar, até mesmo porque azar não existe o que existe é falta de sorte! Entendeu?


Fonte: Tiago Simas

Sexta-feira 13: Sorte ou Azar ???

Uma Sexta-feira 13, ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é encarada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia, o número 12 é entendido como um número de coisas completas, como 12 meses do ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é visto como um número irregular. Numa perspectiva religiosa, a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada como ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo, provavelmente, foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, de mortes trágicas: Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

“Azar” chegou com a Deusa Friga

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e desencadeou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag - sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e com o demónio. Os 13 rogavam pragas aos humanos.

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

Tem medo da sexta-feira 13?

Existe uma corrente que defende a existência de uma fobia, a parascavedecatrifobia, o que é totalmente demonstrado pelo professor Américo Baptista, psicólogo especialista em fobias, pois considera que o sentimento em relação a este dia é apenas uma superstição.

«A ciência existe há pouco tempo, por isso, antigamente, como não havia conhecimento, atribuíam-se a este tipo de coisas a razão de certas situações. É que quando encontramos uma explicação surge a tranquilidade», frisou, acrescentando que «a crença e a superstição dão uma certa coerência à vida».

Será, então, um dia de azar ou apenas mais uma oportunidade para alimentar superstições? A teoria mais forte aponta para uma série de factores ligados a Jesus Cristo, que poderá ter morrido numa sexta-feira ou o facto de Judas ser o 13º convidado para a Última Ceia. Também se diz que o mito da sexta-feira 13 surgiu no longínquo ano de 1307, quando o rei Filipe IV de França declarou como ilegal a Ordem dos Templários, ordenando a prisão dos seus membros, tal como é descrito no Código da Vinci, de Dan Brown. De qualquer forma, não existe consenso, o que adensa o cariz quase sobrenatural da data.

O mais estranho é que, segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do Norte (EUA), estima-se que 17 a 21 milhões de americanos têm medo de sair de casa numa sexta-feira 13, o que causa prejuízos avultados nas empresas transportadoras. Em todo o caso, segundo um estudo de cinco anos divulgado recentemente pela maior seguradora britânica, a Norwich Union, existem mais registos de acidentes neste dia do que noutro qualquer. Verifica-se até um acréscimo de... 13 por cento.

«A nossa análise dos dias mais perigosos para conduzir deu algum crédito à superstição da sexta-feira 13. É difícil encontrar uma explicação para isto, talvez seja porque as pessoas já têm receio e acabam por reagir de forma diferente», explicou à BBC Nigel Bartram, director da Norwich Union, a propósito dos acidentes neste dia, que já tinham sido motivo de estudo nos anos 90 por parte do prestigiado «British Medical Journal».

O número 13

Mas o fenómeno é bem mais vasto, uma vez que o próprio número 13 é muitas vezes conotado com o azar. Não são raras as vezes em que não existe o quarto 13 num hotel, a rua 13 numa cidade, ou o piso 13 num prédio. O filme de terror que ninguém se esquece é precisamente o "Sexta-feira 13".

Para Fidel Castro ou Margaret Tatcher, porém, este é um dia de felicidade, pois foi precisamente numa sexta-feira 13 que nasceram. Foi neste sentido, o de tentar desmontar a ideia de azar, que o Padre António Fontes decidiu criar a "Noite das Bruxas" em Montalegre, onde as superstições são encaradas de frente, sem complexos e até com espaço para brincadeira. A ocasião já serve de cartaz turístico, atraindo milhares de pessoas à região.
Related Posts Plugin for Blogger...